......Acreditem ou não esse foi o tema proposto na redação do ENEM esse ano, por um momento alguem pode perguntar - e dai?
sim, e eu respondo ,dai que não parece ser coincidencia demais o tema ser voltado exatamente para aquilo que mais falta na classe politica do nosso país?porque estariam tão interessados em saber a posição de cada individuo que submeteu-se a esse exame ?
É um caso a se pensar, quais teriam sido as razões para qu eesse fosse o tema escolhido,será que
isso estaria funcionando como um termometro a medir a quantas andam o conhecimento do povo brasileiro, para que de posse a esses dados,consigam novas formas de burlar os direitos dos cidadãos, embasados no grau distinto de sua santa ignorancia?
Fica aqui um enorme ponto de interrogação em tentar imaginar, ou levantar hipoteses sobre
quantos estariam preparados para se manifestar diante do tema proposto ou qual a porcentagem que jamais saberiam discorrer sobre ética, já que cresceram sem o menor exemplo do que seja esse comportamento.
Sabendo-se que a ética é a ciencia da moral, e que essa moral os nossos governantes vão perdendo á medida em que o sentimento de poder sobe a cabeça de todos eles ao longo de seus mandatos eleitorais.
De inicio eu achei esse tema uma proposta indecente e por que não dizer indecorosa, já que o indivíduo brasileiro está se perdendo em tantas éticas que são quebradas que possivelmente muitos nem se lembrem mais do real significado da palavra e outros ainda não saibam o peso da mesma e tudo ao que a ela se aplica.
Por outro lado,deu-se um motivo a mais para que pensamos bem, e que nas proximas eleições possamos como individuos em frente as urnas de votação, lembrarmos dessa ética e de quantas vezes ela já foi e é quebrada na nossa mal fadada História Politica, muitos são os exemplos de quebra de ética vejamos alguns mais recentes: transportar dinheiro publico na cueca, empregar parentes, amigos,gatos cachorros e papagaios em orgãos publicos,contratar servidores sem concursos,usar o dinheiro publico em campanhas eleitorais ou em beneficio próprio, acobertar crimes financeiros e ladrões de colarinho branco,tudo isso e muito mais é quebra de decoro, é quebra de ética.
Ai vem o ENEM e ainda tenta nos colocar como individuos de frente a ética.Que ética??
Infelizmente tenho de concordar com a Professora da USP, Marilena Chaui,quando em uma palestra realizada dia 8/6 ás 19:35 hrs no Auditorio do jornal A folha de S.Paulo disse que"Só se muda um corpo político por meio da revolução, não há reforma capaz de provocar essa mudança."
Com isso entendemos que o Brasil só mudará sua visão politica, á partir do momento em que houver uma revolução cultural e ética, onde cada individuo será cumpridor do seu dever, sabendo que a ele corresponde um direito a ser respeitado, só assim estaremos agindo e vivendo de acordo com as normas da ciencia da moral, isto é ética.Fácil não é?.
Nenhum comentário:
Postar um comentário