A RELAÇÃO ENTRE EMPRESAS, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Por: Darsony Chaves. 2012
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,
para a disciplina Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental.
Prof. Jamile Ruthes Bernardes, Leliana Aparecida Casagrande Luiz, Rosimeire Midori Suzuki
Rosa Lima eThiago Augusto Domingos
1. INTRODUÇÃO
A procupação com os impactos ambientais
resultantes da relação do homem com o meio ambiente e os modos como acontecem a
exploração dos recursos naturais pelos meios de produção, tem alcançado nos
ultimos tempos uma enorme importancia entre todas as esferas sociais.
O objetivo dessa pesquisa é entender
como essa preocupação vem se estendendo e fortificando dentro do mundo
empresarial e quais as ações estão sendo desenvolvidas na busca por uma relação
mais harmoniosa e que seja capaz de permitir o crescimento das empresas
,respeitando os padrões da sustentabilidade.
Para
possibilitar esse estudo, utilizou-se da consulta de bibliografias sobre
relações impactantes, das leis que regem essas relações e da necessidade de
investir tambem na educação ambiental, como ferramenta capacitada no exercício
das mudanças de comportamento humano, rumo ao despertar de uma consciencia
ambiental de responsabilidade social.
2 . DESENVOLVIMENTO
Segundo a história da relação
do homem com a natureza, percebe-se que de inicio a interferencia humana sobre
o meio acontecia de forma quase inperceptivel.
A partir do momento que a inteligencia
racional foi se desenvolvendo e aparecendo novas invenções nos modos de vida,
esse relacionamento tambem foi se alterando e a exploração dos recursos
naturais foram tomando cada vez proporções maiores.
O que antes parecia infinito em
termos de recursos, hoje necessita de cuidados especiais. O homem descobre que
é preciso cuidar do seu ambiente e que assim como existem recussos que se
renovam naturalmente, em contrapartida existem outros que uma vez explorados ou
contaminados pelas atividades dos modos de produção se extinguem para sempre.
Partindo dessas descobertas começou
então a formação de uma consciencia voltada para a preservação do meio e pela
necessidade de se criar instrumentos
capazes de normatizar essa relação e diminuir seus impactos negativos.
Para isso foram ciadas leis e regras
e procedimentos tecnologicos e cientificos voltados para cumprir essas funções.
Mas, mesmo que sejam usados todos esses
conhecimentos, se não houver uma mudança no comportamento humano, poucos
resultados aparecerão.Assim além da implementação de Sistemas de Gestão
Ambiental (SGA) é primordial que seja trabalhado concomitantemente as questões
reeducacionais.
Quando essas mudanças tem inicio dentro de uma
empresa, além dos processos de implementação do SGA, é preciso que todos que
dela participam passem por mudanças comportamentais apoiados através do
desenvolvimento da Educação Ambiental.
Sobre isso Lourenço (2003) , afirma:
“ A
partir deste novo contexto, algumas empresas passaram a utilizar estratégias
sustentáveis, apresentando um comportamento socialmente responsável. Estas
empresas, que agem contemplando a responsabilidade social, além da mera
obrigação, buscam formas de resolver os problemas tanto sociais quanto
ambientais” (LOURENÇO et al. 2003).
As empresas para implatarem um SGA, procuram
investir em capacitação humana, pois vai precisar desses profissionais para que
seu projeto seja executado com exito, Esses profissionais para tanto prescisam
ter conhecimento principalmente sobre a ISO 14000. Que é uma série de normas
que estabelece as diretrizes do SGA nas empresas.
Também é fundamental uma reorganização interna
e humana em busca da adaptação dos indivíduos a novos valores e comportamentos
através da pratica educativa dentro da empresa, conforme afirma :
Nessa direção
a educação ambiental aponta para propostas pedagógicas centradas na conscientização,
mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de
avaliação e participação dos educando. A relação entre meio ambiente educação
para a cidadania assume um papel cada vez mais desafiador demandando a emergência
de novos saberes para apreender processos sociais que se complexificam e os riscos
ambientais que se intensificam (JACOBI, 2003).
O acesso a esses saberes e a execução
dessas ações, proporcionará as condições para que surjam transformações
significativas em todos os segmentos envolvidos. promovendo uma melhor
qualidade de vida para a sociedade e garantindo o crescimento empresarial
segundo os critérios de sustentabilidade e responsbilidade ambiental, o que
significa o crescimento do capital, o
resgate de melhores condições de vida humana e a garantia de um ambiente
saudavel e seguro.
Segundo
a embrapa Educação ambiental assim se define:
“As
diretrizes expressas na Política Nacional de Educação Ambiental (EA) definida
pela Lei
Federal nº 9795, de 27 de abril de 1999, trazem orientações quanto aos
princípios, aos objetivos, às linhas de atuação e às estratégias de
implementação da EA. É reconhecida como um instrumento pelo qual "o
indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos,
habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio
ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à qualidade de vida e sua
sustentabilidade”.
E,
ainda vai além no que diz respeito a sua importancia dentro desse processo de
desenvolvimento da consciencia humana quanto a
exploração e relação com o seu meio:
“Um
dos principais objetivos da EA consiste em contribuir para a compreensão da
complexidade do ambiente em suas dimensões ecológicas, econômicas, sociais,
culturais, políticas, éticas e tecnológicas, de maneira a sensibilizar a
coletividade quanto a importância de sua organização e participação na defesa
de todas as formas de vida. Pretende-se, assim, incentivar a mobilização dos
cidadãos a partir do reconhecimento das causas e das conseqüências dos impactos
socioambientais que afligem o planeta, buscando satisfazer as necessidades
fundamentais da humanidade ao mesmo tempo em que são respeitados os direitos
das gerações futuras terem acesso a um ambiente saudável.”
Fonte : EMBRAPA.
Já, para as empresas, segundo
Lourenço (2003), uma produção baseada na sustentabilidade pode trazer inúmeros
benefícios, tais como:
· Crescimento
da Produtividade e pessoal, pois
é um instrumento de motivação para a equipe saber que faz parte de uma organização
que colabora com práticas de sustentabilidade;
· Qualidade
e Ganhos sociais, pois
a organização tem retornos provenientes da sociedade ao seu redor. A
organização só é verdadeiramente forte se tem ao seu redor uma sociedade também
desenvolvida, que cresça junto com a organização
e
que seja base para este crescimento.
(LOURENÇO,
2003.)
Também quanto a isso, Guedes (2000),
completa que essas práticas, trazem retorno tanto social quanto ambiental, e
esse retorno para a empresa são os seguintes ganhos:
· Melhorias nas Imagens e vendas, pois
estas ações fortalecem a marca, não só na localidade onde as ações são
desenvolvidas mas também alcançam uma faixa de mercado extremamente
interessada nestes assuntos;
· Para os acionistas e investidores, pois
a empresa é valorizada pela sociedade e, consequentemente, no mercado de ações;
· No Retorno Publicitários, pois
quem apóia estas causas se utiliza de exemplos para fortalecer argumentos,
então, a propaganda espontânea é vinculada ao produto;
· Para
a Tributação, pois
o governo, como forma de motivar ações socialmente responsável, fornece
isenções fiscais para diversos casos.
(GUEDES,
2000.p.170).
Sendo assim, quando se trata das
relações humanas,economicas e ambientais, a adequação das empresas nesse
universo sustentável pode trazer um grande resultado para a preservação da vida
na terra e um mundo melhor para as futuras gerações.
3 . CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao realizar esse estudo
percebe-se que mesmo os riscos ambientais com catástrofes que parecem
iminentes, podem ser diminuidos e até evitados se o homem adquirir consciencia
quanto os problemas causados pelo mal uso do meio.
O respeito com as questões
ambientais precisa continuar sendo desenvolvido através de ações preventivas
atuantes em todas as esferas sociais,economica, social e política.
A educação ambiental e a
implementação de projetos e sistemas de gestão voltados para dirimir essas
problemáticas devem tomar ao longo do tempo futuro, dimensões cada vez maiores.
Mas, observa-se tambem que
essas ações para obter o resultado esperado precisa contar com o
reconhecimento, mudança de hábitos e costumes e engajamento de toda sociedade
organizada.
4
. REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
EMBRAPA – Meio
Ambiente.
Acesso em : 06 de maio 2012.
GUEDES, R. C. Responsabilidade social e cidadania empresariais: conceitos estratégicos
para as empresas face à globalização. Dissertação (Mestrado em Administração de
Empresas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).São Paulo: PUC/SP,
2000. 170p.
LOURENÇO, A. G.,
SCHRODER, D. S. Vale investir em
responsabilidade social empresarial? São Paulo. 2003.
Disponível em:http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1175&class=02
acesso
em 06 de Maio de 2012.
JACOBI, P. et alii
(orgs.) Educação, Meio Ambiente e Cidadania- Reflexões e
Experiências. São Paulo: SMA, 1998.
Disponível em :http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt22/t2211.pdf
acesso 06 de maio 2012
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