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Darsony Chaves

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sábado, 27 de abril de 2013

A RELAÇÃO ENTRE EMPRESAS, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Por: Darsony Chaves. 2012


A RELAÇÃO ENTRE EMPRESAS, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 
Por: Darsony Chaves. 2012

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental.

Prof. Jamile Ruthes Bernardes,  Leliana Aparecida Casagrande Luiz, Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima eThiago Augusto Domingos


1.  INTRODUÇÃO

      A procupação com os impactos ambientais resultantes da relação do homem com o meio ambiente e os modos como acontecem a exploração dos recursos naturais pelos meios de produção, tem alcançado nos ultimos tempos uma enorme importancia entre todas as esferas sociais.
       O objetivo dessa pesquisa é entender como essa preocupação vem se estendendo e fortificando dentro do mundo empresarial e quais as ações estão sendo desenvolvidas na busca por uma relação mais harmoniosa e que seja capaz de permitir o crescimento das empresas ,respeitando os padrões da sustentabilidade.
      Para  possibilitar esse estudo, utilizou-se da consulta de bibliografias sobre relações impactantes, das leis que regem essas relações e da necessidade de investir tambem na educação ambiental, como ferramenta capacitada no exercício das mudanças de comportamento humano, rumo ao despertar de uma consciencia ambiental de responsabilidade social.
    

2 . DESENVOLVIMENTO


        Segundo a história da relação do homem com a natureza, percebe-se que de inicio a interferencia humana sobre o meio acontecia de forma quase inperceptivel.
         A partir do momento que a inteligencia racional foi se desenvolvendo e aparecendo novas invenções nos modos de vida, esse relacionamento tambem foi se alterando e a exploração dos recursos naturais foram tomando cada vez proporções maiores.
           O que antes parecia infinito em termos de recursos, hoje necessita de cuidados especiais. O homem descobre que é preciso cuidar do seu ambiente e que assim como existem recussos que se renovam naturalmente, em contrapartida existem outros que uma vez explorados ou contaminados pelas atividades dos modos de produção se extinguem para sempre.
           Partindo dessas descobertas começou então a formação de uma consciencia voltada para a preservação do meio e pela necessidade de  se criar instrumentos capazes de normatizar essa relação e diminuir seus impactos negativos.
          Para isso foram ciadas leis e regras e procedimentos tecnologicos e cientificos voltados para cumprir essas funções.
          Mas, mesmo que sejam usados todos esses conhecimentos, se não houver uma mudança no comportamento humano, poucos resultados aparecerão.Assim além da implementação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) é primordial que seja trabalhado concomitantemente as questões reeducacionais.
           Quando essas mudanças tem inicio dentro de uma empresa, além dos processos de implementação do SGA, é preciso que todos que dela participam passem por mudanças comportamentais apoiados através do desenvolvimento da Educação Ambiental.
           Sobre isso Lourenço (2003) , afirma:
          “ A partir deste novo contexto, algumas empresas passaram a utilizar estratégias sustentáveis, apresentando um comportamento socialmente responsável. Estas empresas, que agem contemplando a responsabilidade social, além da mera obrigação, buscam formas de resolver os problemas tanto sociais quanto ambientais” (LOURENÇO et al. 2003).
      
          As empresas para implatarem um SGA, procuram investir em capacitação humana, pois vai precisar desses profissionais para que seu projeto seja executado com exito, Esses profissionais para tanto prescisam ter conhecimento principalmente sobre a ISO 14000. Que é uma série de normas que estabelece as diretrizes do SGA nas empresas.
          Também é fundamental uma reorganização interna e humana em busca da adaptação dos indivíduos a novos valores e comportamentos através da pratica educativa dentro da empresa, conforme afirma :
Nessa direção a educação ambiental aponta para propostas pedagógicas centradas na conscientização, mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos educando. A relação entre meio ambiente educação para a cidadania assume um papel cada vez mais desafiador demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais que se complexificam e os riscos ambientais que se intensificam (JACOBI, 2003).

          O acesso a esses saberes e a execução dessas ações, proporcionará as condições para que surjam transformações significativas em todos os segmentos envolvidos. promovendo uma melhor qualidade de vida para a sociedade e garantindo o crescimento empresarial segundo os critérios de sustentabilidade e responsbilidade ambiental, o que significa  o crescimento do capital, o resgate de melhores condições de vida humana e a garantia de um ambiente saudavel e seguro.
        Segundo a embrapa Educação ambiental assim se define:
“As diretrizes expressas na Política Nacional de Educação Ambiental (EA) definida pela Lei Federal nº 9795, de 27 de abril de 1999, trazem orientações quanto aos princípios, aos objetivos, às linhas de atuação e às estratégias de implementação da EA. É reconhecida como um instrumento pelo qual "o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade”. 

           E, ainda vai além no que diz respeito a sua importancia dentro desse processo de desenvolvimento da consciencia humana quanto a  exploração e relação com o seu meio:
                                                                           “Um dos principais objetivos da EA consiste em contribuir para a compreensão da complexidade do ambiente em suas dimensões ecológicas, econômicas, sociais, culturais, políticas, éticas e tecnológicas, de maneira a sensibilizar a coletividade quanto a importância de sua organização e participação na defesa de todas as formas de vida. Pretende-se, assim, incentivar a mobilização dos cidadãos a partir do reconhecimento das causas e das conseqüências dos impactos socioambientais que afligem o planeta, buscando satisfazer as necessidades fundamentais da humanidade ao mesmo tempo em que são respeitados os direitos das gerações futuras terem acesso a um ambiente saudável.”
                                                                              Fonte : EMBRAPA.
      Já, para as empresas, segundo Lourenço (2003), uma produção baseada na sustentabilidade pode trazer inúmeros benefícios, tais como:
· Crescimento da Produtividade e pessoal, pois é um instrumento de motivação para a equipe saber que faz parte de uma organização que colabora com práticas de sustentabilidade;
· Qualidade e Ganhos sociais, pois a organização tem retornos provenientes da sociedade ao seu redor. A organização só é verdadeiramente forte se tem ao seu redor uma sociedade também desenvolvida, que cresça junto com a organização
e que seja base para este crescimento.
(LOURENÇO, 2003.)

        Também quanto a isso, Guedes (2000), completa que essas práticas, trazem retorno tanto social quanto ambiental, e esse retorno para a empresa são os seguintes ganhos:
· Melhorias   nas  Imagens e vendas, pois estas ações fortalecem a marca, não só na localidade onde as ações são desenvolvidas mas também  alcançam uma faixa de mercado extremamente interessada nestes assuntos;
· Para os acionistas e investidorespois a empresa é valorizada pela sociedade e, consequentemente, no mercado de ações;
· No Retorno Publicitários, pois quem apóia estas causas se utiliza de exemplos para fortalecer argumentos, então, a propaganda espontânea é vinculada ao produto;
· Para a Tributação, pois o governo, como forma de motivar ações socialmente responsável, fornece isenções fiscais para diversos casos.
(GUEDES, 2000.p.170).

        Sendo assim, quando se trata das relações humanas,economicas e ambientais, a adequação das empresas nesse universo sustentável pode trazer um grande resultado para a preservação da vida na terra e um mundo melhor para as futuras gerações.

3 .  CONSIDERAÇÕES FINAIS


     Ao realizar esse estudo percebe-se que mesmo os riscos ambientais com catástrofes que parecem iminentes, podem ser diminuidos e até evitados se o homem adquirir consciencia quanto os problemas causados pelo mal uso do meio.
      O respeito com as questões ambientais precisa continuar sendo desenvolvido através de ações preventivas atuantes em todas as esferas sociais,economica, social e política.
       A educação ambiental e a implementação de projetos e sistemas de gestão voltados para dirimir essas problemáticas devem tomar ao longo do tempo futuro, dimensões cada vez maiores.
       Mas, observa-se tambem que essas ações para obter o resultado esperado precisa contar com o reconhecimento, mudança de hábitos e costumes e engajamento de toda sociedade organizada.

 4       . REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

EMBRAPA – Meio Ambiente.
Acesso em : 06 de maio 2012.

GUEDES, R. C. Responsabilidade social e cidadania empresariais: conceitos estratégicos para as empresas face à globalização. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).São Paulo: PUC/SP, 2000. 170p.

LOURENÇO, A. G., SCHRODER, D. S. Vale investir em responsabilidade social empresarial? São Paulo. 2003.
em 06 de Maio de 2012.

JACOBI, P. et alii (orgs.) Educação, Meio Ambiente e Cidadania- Reflexões e      
Experiências. São Paulo: SMA, 1998.
Disponível em :http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt22/t2211.pdf acesso 06 de maio 2012











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